Importante

Todos os textos do blog, em prosa e verso, a não ser quando creditado o autor, são de minha autoria e para serem usados de alguma forma, necessitam de prévia autorização.

quinta-feira, 28 de abril de 2016

Menos sendo mais. Ou não.

Se você não é poeta, imagine que é.

O que você faria se de repente fosse tomado de assalto por palavras, como numa torrente de rio bravio? Você as cuspiria no divã, sussurraria no confessionário ou sairia por aí deitando palavrório na tela de um computador ou de viva voz numa praça pública, posto que somos mansos seres humanos psicóticos latentes prontos para reagir a esse acometimento vernacular?

Salvo algumas incontingências poéticas que me fazem ficar “apertado”, numa urgência de verter versos abundantes, prefiro me conter mais ( não sei se isso vem com o decorrer dos anos) num processo breve de fermentação. É como se eu fosse enfiando as palavras num funil e o que saísse na extremidade mais estreita fosse o sumo concentrado do que aquele caudal inicial poderia querer dizer, expressar.

Não chega a ser um processo de doma, como quem doma um leão impetuoso e feroz. Eu diria que é mais uma quieta e interna colheita onde só colho o que pode ser parte relevante do quebra-cabeça que aos poucos vai se configurando na mente, esboço de ideia, ritmo, sentido e som.

Longe de mim propor isso como certo. Não sou adepto de cartilhas. Sempre detestei cadernos de caligrafia. Poesia é um território amplo, de muitos matizes, de geografia muito variada, portanto não existe fórmula para um belo poema nascer e ser. Falo apenas por mim e compartilho com vocês, meus pacientíssimos leitores.

No meu fazer, tenho predileção pelo “menos é mais”, pelo enxuto, o concentrado. Não sei, mas cismo que disso costuma resultar mais intensidade, força e expressividade.
Mas, poetas e futuros poetas, não me levem tão a sério. Se tiverem de ser incontidos, sejam! Surtem poeticamente, subam na mesa. O que importa é que a poesia toque, provoque, perturbe e enterneça.



Nenhum comentário:

Postar um comentário