Importante

Todos os textos do blog, em prosa e verso, a não ser quando creditado o autor, são de minha autoria e para serem usados de alguma forma, necessitam de prévia autorização.

sábado, 7 de novembro de 2015

Emulando



Como tudo na vida, escrever também tem seu preço e seus riscos. Escrevi um poema como se fosse uma mulher. Por sinal, este não é o primeiro assim que escrevo.
Não se trata aqui de se fingir de mulher, se passar por uma, até porque o autor, masculino, assina o poema. Trata-se, sim, de exercitar esse discurso do feminino, em parte acessando a porção feminina da minha alma e em parte fazendo um exercício mesmo de imaginação.

Chico Buarque notoriamente faz isso e o faz muito bem.

Os riscos aos quais me referi acima, são de perder a medida da diferença entre uma mulher escrever e um homem escrever como se fosse a mulher a falar. Perder essa medida pode resultar em algo um tanto caricato e a 
intenção com o poema não foi fazer uma caricatura.

Quando nos deslocamos de nós mesmos para exprimir outro, quando tentamos encarnar um personagem, real ou fictício, esse despir-se de si para vestir outro - que nunca é completo, porque não conseguimos tamanha depuração e no fim um pouco de nós está lá presente - é sempre uma potencial armadilha e é preciso estar atento a isso no momento de elaborar o texto.

“O texto feminino não se constrói em torno de um Grande Sentido, mas em torno de minúcias, banalidades, desvios, multiplicação de sentidos minúsculos, do corpo, do gozo e das paixões". Do lvro “O que é escrita feminina”, de Lúcia Castelo Branco, psicanalista e doutora em Letras.



Dom

Esse homem forte e terno
Céu do meu inferno
me ataca pelos flancos
Saqueia saltimbanco
Lhe assino cheque em branco
Faz repicar meus sinos
com alma de menino
e truques de um Houdini
Me ama e vandaliza
Meu corpo à sua guiza
Esse homem não promete
Só cumpre e sem confete
Garimpa, perigoso
até achar meu gozo
Me deixa do avesso
e sai dizendo: un beso
No rastro paira seu cheiro
Um dom de pioneiro
de toda a gostosura
que sempre me inaugura


8 comentários:

  1. Belo. Escutei até Chico ao fundo e hoje estou muito zangada com ele. Caricato? Corremos todos nós o risco, pois tão tênue é esse limite que tentamos reforçar as tintas do macho e fêmea que lemos pelo mundo seja das artes ou do cotidiano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, Emilce, também estou meio passado com meu ídolo Chico, por conta dessa postura duvidosa dele com relação à censura prévia das biografias. Sim é tênue esse limiar do feminino masculino na escrita e a tendência é carregar nas tintas no afã de tornar esses contornos mais evidentes. Obrigado!

      Excluir
  2. Ricardo, é um exercício mais complicado que que trocar artigos... é uma reorganização e um encontro maior com o homem que é... Belo! E acho que ficou perfeito!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, Karinne, eu escrevi sim este texto me imaginando e sentindo essa mulher que narra, confessa e enaltece o homem falível e virtuoso que ela deseja. Grato!

      Excluir
  3. Belo texto e belo poema! Parabéns! Você tem livros publicados?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, José Nascimento! Publiquei um livro neste ano, que se chama Arrebatamentos e outros inventos.

      Excluir