Importante

Todos os textos do blog, em prosa e verso, a não ser quando creditado o autor, são de minha autoria e para serem usados de alguma forma, necessitam de prévia autorização.

sábado, 1 de outubro de 2016

Antítese a favor



Escrevi um poema que propõe um jogo lúdico pela via de uma narrativa pseudo erótica, que joga com a aparente contradição entre erotismo e não carnalidade, ou seja, o intangível tratado como denso. Recorrer às antíteses é um recurso oportuno, que pode exercer variados papéis. Um deles é de desconcertar, coisa bastante saudável. Até porque entendo que na arte em geral e na poesia em particular (adoro dizer isso), não vejo sentido em apenas mais do mesmo, no previsível, dèjávu, no já dito e feito.
Desconcertar faz pensar, se questionar. Não é função única da poesia, mas tem sua relevância. Antíteses têm o dom de nos deslocar do nosso assento cômodo, colocando acentos onde eles convencionalmente não estão, como marcadores, pequenos choques no nosso embotamento, porquanto cotidiano, quase despercebido.
No caso do poema que se segue, as antíteses serviram ao propósito de criar um espaço, um âmbito de transcendência, uma mudança de patamar, num jogo entre o denso e o intangível, entre sensação (sentidos) e sentimento, apontando novos sentidos. O erotismo convencional, carnal, aparente na forma de um poema pseudo erótico.

                                                                  
Condensação

Muito me comove a libido
quando você, que me entende
atende os meus pedidos
e isso faz urgente
que o meu afeto
frequente o vão predileto
no fundo do teu carinho
bem apertadinho

E sem pedir licença
te cravo a minha presença
na tua febril saudade
de jamais ter saciedade
Tua aura sobe as paredes
quanto mais me bebe, mais sede
Geme a alma no estertor
O amor se adensa e faz amor

   
                     Assistam o vídeo baseado no meu livro: http://www.youtube.com/watch?v=RwY7bTSfqpc