Importante

Todos os textos do blog, em prosa e verso, a não ser quando creditado o autor, são de minha autoria e para serem usados de alguma forma, necessitam de prévia autorização.

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

O triunfo do improvável


O que mais me agradou no filme O palhaço, não foram as boas performances de Paulo José e Selton Mello ou o bom roteiro e sim a recriação dos circos simples, tradicionais, sem toda a tecnologia e luxo de um Cirque de Soleil, que povoam nosso imaginário. E o filme os evoca com ternura e reverência. Tive empatia com ele por isso, por compartilhar desses sentimentos que vêm da infância e permanecem vivos.

O circo e suas figuras arquetípicas me encanta por uma razão preponderante: ele é uma criação, uma espécie de microcosmo do que a vida deveria ser. Talvez por isso ele seja tão poético. Temos o riso, o drama, os desafios, os extremos. Temos o triunfo do improvável nos pratos parando de rodar sobre as varetas e por um triz não se espatifando, o espanto no contorcionista que cabe numa pequena caixa onde ninguém mais cabe, o fascínio no mágico que nos faz acreditar que ele faz sua partner levitar, o heroísmo no destemido domador que flerta com o perigo entre feras ameaçadoras e nos entreatos, a transgressão no palhaço ridículo que nos faz gargalhar e relaxar de todas essas tensões.

A vida é bela, mas também tem suas facetas duras e hostis e o circo nos traz essas pequenas maravilhas lenientes, de sonho, que adocicam um pouco amargores e amarguras. Seja o chique e caro de Soleil ou o mambembe da lona remendada itinerando pelas pequenas e pobres cidades, o circo não pode e não vai morrer jamais.

Por um fio


E lá vou eu voando solto rente a lona
Se sou um quase pássaro pra que a rede?
Um peixe dentro d’água nunca sente sede                            
É só pra ver o céu que ele vem à tona

Cabeça mergulhada em boca de leão
A Morte e eu num duro jogo de xadrez
Num xeque-mate mostro a minha intrepidez
E eis que outra vez delira a multidão

Retiro colossais coelhos da cartola
Serrei ao meio a moça e esqueci a cola
E todos estremecem tendo um calafrio

Mas pinto a cara, faço troça ensandecida
Arranco risos, levo tombo e sei que a vida
é sonho, é circo, é susto, é o pulso por um fio


2 comentários: