Importante

Todos os textos do blog, em prosa e verso, a não ser quando creditado o autor, são de minha autoria e para serem usados de alguma forma, necessitam de prévia autorização.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

E la nave va



                                                                                                                     foto de Claudia Jacobovitz
                       
"Se quieres ser feliz como me dices
no analices, no analices”
                                                   Joaquin Bartrina, poeta catalão do século XIX

Podemos ser racionais, mas não temos, por isso, que racionar as emoções. Por outro lado, quando nossa faceta emocional nos leva a uma condição de auto tortura, precisamos de um antídoto. Os sãos carregam um sorriso estampado, mesmo nas adversidades, mesmo tendo vida dura. Seguem leves e lúdicos. Minha avó não leu Joaquin Bartira, mas instintivamente não analisava. Era e foi feliz e viveu cem anos assim.

Pero muchos de nosotros somos neuróticos, preferimos complicar, cultivamos angústias, lamentamos amores não correspondidos e idealizados, fazemos análise, versejamos agruras, somos um Mahler compondo sinfonias de agonia, bradamos fomes e sedes insatisfeitas, choramos em filmes do Steven Spielberg, temos Facebook...enfim, se fôssemos um pouco mais sábios ou pelo menos mais sagazes, potencializaríamos a nosso favor dois dons: o da lembrança e o do esquecimento. Mas no fim das contas sofremos por lembrar o que deveríamos esquecer e por esquecer o que deveríamos lembrar.

E oscilando entre desmesuras e contenções La nave va. E apesar de tudo não vamos deixá-la encalhar. O que está esperando? Vada a bordo, catzo!

Faltando o fim

Então eu me lembrei que me esqueci
de me lembrar do véu da desmemória                   para apagar de vez a nossa história
que acaba e recomeça sempre em ti

Foi quando eu me esqueci de me lembrar
de me esquecer do vício da lembrança
que é sempre tão voraz e não se cansa
buscando em cada rosto o teu olhar

E sigo por aí de flerte em flerte
sabendo que a mentira de esquecer-te
é quase como um tiro de festim

Das Mil e uma Mortes ressuscito
Pequena Fênix, bem menor que o mito
Banal canção de amor faltando o fim

Um comentário: