Importante

Todos os textos do blog, em prosa e verso, a não ser quando creditado o autor, são de minha autoria e para serem usados de alguma forma, necessitam de prévia autorização.

quinta-feira, 7 de julho de 2016

O sentido e os sentidos




Qual filósofo teria determinado que sentimentos são entidades abstratas? Quais as premissas? A de que o que não se pode tocar ou ver não seria concretude? E a música? Seria ela classificável no elenco das abstrações? Ou seria a música uma concretude? Pra mim um arco que se atrita com cordas produz concretude sonora. Por outro lado, um músico ou maestro que lê uma partitura sem executá-la num instrumento musical, ouve essa música mentalmente e só quando essa partitura é lida e executada, a música em sua faceta mais, digamos, concreta vem à tona.  Partitura é o mar tranquilo e silencioso e música enquanto concretude são ondas colidindo com rochedos.

Quem impôs a regra de que sentimento é abstrato? Amores e ódios, euforias e tédios doem ou dão prazer, vertem lágrimas e precipitam risadas. Isso pra mim é concretude, mesmo intangível e invisível.

Mas como artista e mais particularmente poeta, uso a palavra e o verso pra traduzir tudo isso. E esses palavrersos vão sendo os mediadores entre o sentido e os sentidos. O etéreo (ou nem tanto) sentimento virado no cimento dos sons das palavras, significantes remetendo a significados. E tome entrelaçamentos e intercorrências de palavras, invenções, pulsos como os de corpos que vivem, manancial da emoção convertido em razão semântica e de volta à emoção. Neologismo, invenções, jogos de armar e desmontar.

Poetas são prestidigitadores de signos e pontes entre o humano e o sublime. Palavra lida, dita, cantada, gritada, sussurrada. Poemúsica, poemusas, o inaudito ganhando a emoção do som, pavão que abre seu diverso leque de versos, soco no estômago e encantamento, eternidade e momento, sacro e profano, divino e humano.


A poesia sobrevive de nos fazer transversos, uns dos outros.


Um comentário:

  1. Adorei a prosa. Deliciosa combinação de palavras competentemente dispostas de forma a nos fazer viajar e pensar a respeito do sentimento em suas concretudes. E o singelo poema nos dizendo sobre a essência de um poeta. Parabéns!

    ResponderExcluir