Importante

Todos os textos do blog, em prosa e verso, a não ser quando creditado o autor, são de minha autoria e para serem usados de alguma forma, necessitam de prévia autorização.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

"Making of" de um auto desafio


Quero compartilhar com vocês, numa espécie de “making of” por escrito, a história de um auto desafio.

Volta e meia me proponho algum tipo de desafio poético, em parte por espírito lúdico e também para me instigar a romper limites, sair da zona de conforto e tentar escrever alguma coisa com a qual não esteja acostumado.

Num desses momentos quis escrever um soneto que só tivesse palavras monossílabas. Escolhi logo a forma poética mais elaborada e difícil de fazer, dados os rigores formais da sua construção: dois quartetos e dois tercetos, rimas com estruturas restritas e métrica única e precisa. E para mim o desafio só teria graça se esses cânones do soneto fossem seguidos à risca. A dificuldade extra e a mais saborosa para mim, era a obrigatoriedade das palavras monossílabas.

Cabe ressaltar que a língua portuguesa é pobre em palavras monossílabas. A língua inglesa, ao contrário, é pródiga nelas. Existem em inglês muitas palavras de um som só e que têm cinco letras, algumas até seis, como smile, strong, trough, entre tantas.
Outra regra que me impus foi a de não consultar dicionários. Todas as palavras usadas no soneto então teriam que vir da minha memória. 

E assim foi e o soneto saiu, todo correto e também com sentido. Eu não admitiria meramente amontoar palavras em versos e estrofes que não tivessem significado. Até o título coerentemente teve só monossílabas.

Bem...soneto pronto, desafio cumprido, satisfeito com o resultado, uma afirmação meio atrevida  me veio: Quem faz um, faz dois!

Mais isso é papo pro post seguinte...



Sem rei nem réu


 Com a tez sem cor
Ar de ser tão
no mar de
Jaz um deus em flor

Fez o mar dar
Fez um lar do Caos
Leis do Bem e Mal
Riu da dor de

que foi tão bom
que nos deu o dom
Voz do sim e não

não mais céu
Nau sem rei nem réu
Nós e o deus no chão




3 comentários:

  1. Parabéns pelo desafio imposto e cumprido. Aliás, muito bem cumprido uma vez que saiu um texto lindo, com muito sentido e sentimento. Já estou curiosa para ler o próximo! Bjs

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Roseli! A
    segunda parte já está postada!

    ResponderExcluir
  3. Que bom acompanhar os sonetos. As palavras se articulam em puro deslumbre...

    Beijos!!!

    ResponderExcluir