Importante

Todos os textos do blog, em prosa e verso, a não ser quando creditado o autor, são de minha autoria e para serem usados de alguma forma, necessitam de prévia autorização.

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Poema nu


Tem coisas que se pode fazer de forma solitária, em parceria ou coletivamente. Desde sexo até escrever poesia, passando por fazer exercícios, conversar (há quem fale sozinho, diante do espelho ou não), dançar e algumas outras atividades que não me ocorrem agora...ah, me ocorreu uma pelo menos:  pensar, que quase sempre é solitário, a não ser quando pensamos em voz alta e um interlocutor interage com isso, ou um estranho se intromete. E pode ser coletivo, se participamos de algum tipo de brainstorming.

Sou escritor e corredor e quase sempre escrevo e corro sozinho. Escrever – e não falo algo inédito – é solitário por mais de uma razão. A mais evidente delas é que o escritor precisa de silêncio, concentração e conforto. Claro que tem exceções a essa regra. Ferreira Gullar, por exemplo, gosta de criar nas calçadas, caminhando, entre as pessoas e pensando como elas nem desconfiam que ali está nascendo, invisível e inaudível, um poema.

Não que eu busque isso, mas comigo já aconteceu e não raras vezes. Já escrevi, mentalmente ou com caneta e papel, em filas de banco, no metrô e em salas de espera de consultórios médicos. Antes o burburinho da tv ligada na Ana Maria Braga na longa espera no dentista, que deixar um poema se desvanecer na desmemória. 

E aí vem uma outra razão de escrever ser preferencialmente solitário: pudor. Um poema ainda inconcluso está como que nu e o cara do teu lado no metrô espichando o olho curioso com a tua escrevinhação te produz instintiva e imediata reação de recato e você pudicamente abdica de prosseguir na escrita e dobra o papel, num protesto sutil e mudo contra a invasão.

Claro que escrever a dois ou coletivamente é possível e até pode ser uma experiência rica, mas é um contexto diferente e pouco comum. Correr tbm pode ser assim, mas em geral é solitário também. E Epifania se originou do encontro entre o escritor solitário e o corredor idem e ambos, apertados dentro de um só, correram e poetaram isso, uma parte ainda correndo...




6 comentários:

  1. Caro Jorge, suas palavras tão perfeitamente colocadas, em forma de poema; é meu estilo de leitura. Seja como poesia, como conto, ou formas outras de expressão; faz com que minh'alma fique atenta à beleza das palavras! Parabéns por esse Dom! Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Marlene, as palavras são poderosas. E que as usemos sempre com sabedoria e emoção. Grato!

      Excluir
  2. Eu me perdi
    De mim mesmo
    Correndo no parque
    Chovia uma chuvinha fina
    Que esfriava a pele
    Quando Eu ainda me sentia
    Isto é
    Quando Eu ainda percebia
    Que era Eu mesmo que corria
    Já era quase noite
    E de repente uma Epifania
    A mente como que se esvazia
    Era outro Eu que corria
    De baixo da chuva fria
    Um Eu que era Eu mesmo
    Em tudo parecido comigo
    O mesmo rosto antigo
    Que Eu vislumbrei no espelho
    Antes de sair de casa
    Agora sentado no banco do parque
    A chuva escorre
    Pelo meu rosto
    Misturada
    Com o gosto de lágrima
    E a chuva cada vez mais apertava
    Transformando-se em enxurrada
    E Eu sentado no banco
    Me via passado correndo
    Um outro Eu
    Que era Eu mesmo
    Que se distanciava e sumia
    De baixo da chuva fria...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriel, legal a tua leitura traduzida em releitura poética. Gosto dessas interações.

      Excluir