Importante

Todos os textos do blog, em prosa e verso, a não ser quando creditado o autor, são de minha autoria e para serem usados de alguma forma, necessitam de prévia autorização.

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Domador de violões



Carlos Althier de Sousa Lemos Escobar, mais conhecido como Guinga, é um dos meus compositores favoritos. Sua escassa popularidade não faz jus ao seu imenso talento. Bebeu na fonte de Garoto, um grande violonista e compositor do início do Século XX, mas desenvolveu seu próprio estilo, marcado por harmonias complexas e melodias rebuscadas, mas de grande lirismo e numa releitura contemporânea do choro, da valsa e de outros ritmos tradicionais e também de Villa-Lobos.

É um exímio violonista, embora seja um tremendo intuitivo autodidata. Até não muito tempo atrás exercia a profissão de dentista e a conciliava com a música, mas atualmente se dedica exclusivamente à arte, para sorte dos que o admiram e acompanham. Já teve Paulo César Pinheiro como parceiro ( é deles a belíssima Senhorinha) e também um belo e prolífico trabalho com o grande Aldir Blanc. Leila Pinheiro dedicou um disco inteiro somente a essa parceria Guinga/Aldir,, chamado Catavento e girassol.

Sou um admirador incondicional, encantado com sua originalidade como compositor de arrojados acordes e melodias, coadjuvados por um violão surpreendentemente sofisticado para um autodidata. Tive um breve contato com ele quando de uma palestra no Conservatório Brasileiro de Música, na qual, em primeira mão, ele mostrou sua primeira parceria com Chico Buarque, chamada Você, você e que nem tinha sido lançada ainda em disco. Disso resultou um soneto meu pra ele, que em seguida musiquei e se transformou numa valsa.

Ouvir Guinga, além de um deleite, é permanente inspiração. Com sua música ele faz e inspira poesia.

O domador


Olha a ginga desses dedos
É o Guinga harmonizando
De Garoto a Dilermando
Desvendando seus segredos

Chora um choro brasileiro
mesmo quando está feliz
Só se houvesse dois Brasis
caberia um Guinga inteiro

Longas frases de fluentes
melodias comoventes
Luz que explode e me respinga

Domador de violões
Alquimista das canções
Vida longa ao mestre Guinga




 Assistam o video baseado no meu livro: http://www.youtube.com/watch?v=RwY7bTSfqpc