Importante

Todos os textos do blog, em prosa e verso, a não ser quando creditado o autor, são de minha autoria e para serem usados de alguma forma, necessitam de prévia autorização.

quinta-feira, 28 de março de 2013

Pletora poética


Cada um de nós tem seus heróis, seus ícones. Uns têm heróis de ficção, Super-homem, Batman. Os meus são heróis não de ficção, mas da ficção, da poesia.   Na religiosidade isso se chamaria um Panteão. E como o culto à poesia é quase uma religião, com sua liturgia própria, porque não chamar então de Panteão também?

Dessas dezoito “deidades”, boa parcela é de brasileiros, por razões óbvias, poetas da nossa língua, bem como o sempre indispensável Pessoa, luso. De toda forma, são poetas do velho e Novo Mundo, de culturas e estilos variados, mas todos presentes, mesmo com a grande maioria já idos, para afirmar sempre com suas marcantes e tocantes obras, que a poesia não é, como tantos pensam, arte menor, Literatura menor.  Desbravaram e estabeleceram caminhos, sua poesia está viva e mantém o frescor, com suas particularidades e universalidade.

A vida, seus mistérios, angústias e maravilhas nos inspiram e nossos grandes poetas ocupam um lugar especial como fontes dessa inspiração. É homenagem singela, sem nem a longínqua pretensão de produzir algo de equivalente e tamanha estatura. Saboreiem, bom apetite.



                       

6 comentários:

  1. Maravilha de homenagem a esses grandes poetas mas...posso ser sincera? senti falta de um que é muito importante e que tem já uma obra extensa e rica. Já ouviu falar em Jorge Ricardo Dias? Não? Então busque saber e ler sua obra. Tenho certeza que você em pouco tempo vai colocá-lo entre esses outros grandes. Bjs amigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que isso, Roseli! Sou só um aprendiz desses feiticeiros da palavra, das ideias e da emoção. Mesmo assim te agradeço!

      Excluir
  2. Meu querido, que maravilha!!! Sempre passo por aqui mas nunca deixo minhas impressões "digitais". Hj não resisti. Magnífico!!! Bjssss

    ResponderExcluir
  3. Impossível não homenagear estes grandes homens que a cada dia nos inspiram e, cada um a seu estilo, fazem da arte vida, nossa vida. E certo que o poema que segue é uma mostra de como o prazer artístico pode,e deve, se manifestar em cada parte de nossa vida. Parabéns...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo, muito obrigado pelos teus muito pertinentes comentários. E te agradeço igualmente pelo elogio!

      Excluir