Importante

Todos os textos do blog, em prosa e verso, a não ser quando creditado o autor, são de minha autoria e para serem usados de alguma forma, necessitam de prévia autorização.

sábado, 9 de janeiro de 2016

Sentidos e afetos


Nostálgico é o estereótipo do saudosista, que vive do passado e para o passado, como forma de escapismo e negação do presente e, com isso, despreza o novo, o contemporâneo, pois parte da premissa, bastante preconceituosa, de que tudo de bom já foi feito. O ótimo cineasta americano Peter Bogdanovitch afirmou na década de 1970, que os bons filmes já tinham todos sido feitos. Deve ter tido só a intenção de ser reverente a Frank Capra, Antonioni, Bergman, Kurozawa, mas o tempo se encarregou de contradizer sua tirada passional.

Não sou um saudosista, mas me apraz cultivar boas lembranças e isso não me impede de viver e valorizar o presente. Meu parceiro, Antonio Jardim, um compositor com conceitos originais e pertinentes sobre música e arte, sempre afirma que o que é bom, o que vale a pena, sempre é memorável.

Não fiz muitos poemas de reminiscências, mas por um tenho especial apreço, porque além de tudo ele atualiza um prazer que quando temos, nos torna crianças de novo. Quando como certas frutas, me lambuzo todo e se estou em casa, faço isso com o mínimo possível de roupas. Volto à infância e ao mesmo tempo permaneço no presente. Pequenos prazeres. Sentidos e afetos que se atualizam. Sempre.


Sorriso


Uma fatia
de melancia
é um sorriso
vermelho, doce, preciso
Pedaço do paraíso
que se deixa comer
com prazer
e alegria
Carinho maroto da tia
ainda enxuta
meio ar de puta
da fantasia do garoto

Fêmea fruta
Uma fatia farta
Mais Atenas que Esparta
Meia-lua
que carmim
e ainda mais crua
Mais arlequim
do que pierrô
Feito batom na boca de Bardot

Santa melancia
A cura da melancolia
Doçura de musa
que me lambuza
e me arrebata
feito beijo de pagã
na folia, longa data
do pera, uva, ou maçã
E nem tinha melancia
que eu imaginava
imerso em rio de lava
que a gata ia negar

E eu ainda assim sorria
sorrisos de melancia
melado até as orelhas
Centelhas brotando do olhar


3 comentários: