Importante

Todos os textos do blog, em prosa e verso, a não ser quando creditado o autor, são de minha autoria e para serem usados de alguma forma, necessitam de prévia autorização.

domingo, 22 de abril de 2012

Eterna paixão

Sou carioca, nascido em Botafogo. Sou apaixonado pela minha cidade feminina , curvilínea e sedutora. E ela não sucumbe aos maus tratos, não se submete e a cada manhã emerge gloriosa, para o renovado encantamento dos que a amam.

Clarice Lispector disse que Brasília é cidade que não tem esquinas. Assustador. Mas desse susto os cariocas e visitantes não morrem. Vivemos num lugar pródigo delas. O Rio é uma cidade que convida à exploração a pé, com a lentidão dos amantes sem pressa que valorizam a fruição tântrica. Com serena intensidade.

Quando caminho, ou mesmo corro, seja à beira-mar, na Floresta da Tijuca ( a maior floresta urbana do mundo), ou em torno da Lagoa Rodrigo de Freitas, não consigo evitar um permanente embevecimento com o que meus olhos contemplam. É como se eu fosse sempre um turista recém-chegado sob o impacto de tanta beleza.

O Rio é uma rara e feliz combinação de mar e montanha abraçando e até invadindo uma urbe moderna e antiga em graciosa convivência. Um dia um beija-flor nos visitou, entrou em casa. Até os beija-flores cariocas são assim.

Ode



Fonte luzidia
Dupla vanidade
Luz, mitologia
Truques da cidade

Vista assim do alto
Urbe de poema
Leitos de basalto
Vaga-lumes, gemas

Desço e aterrizo
num caleidoscópio
Caos no paraíso

Náiade travessa
Sabes ser meu ópio

antes que amanheça



Nenhum comentário:

Postar um comentário